Pedaços de Mim...

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tem dias...


Hoje não acordei muito bem...há dias em que não me apetece mesmo sair da cama e hoje é um deles. As coisas não têm estado propriamente fáceis, neste momento nada se define na minha vida, a todos os níveis e é dificil agarrar-me a seja o que for. Sei que há dias menos bons, em que olhamos para as coisas de um modo mais pessismista e derrotista...e hoje é sem dúvida um desses dias...amanhã poderá ser diferente, irei buscar forças em mim e continuar a seguir em frente...mas hoje não...


Irrita-me profundamente quando temos tudo para dar, vontade de trabalhar e de aprender, vontade de enfrentar novos desafios e dar o melhor de nós, mas demora a chegar uma oportunidade para tal....e quando temos essa oportunidade nem chegamos a aquecer o lugar. Estou um pouco cansada de saltar de emprego para emprego, a ter de me adaptar constantemente ao trabalho e às pessoas...não é que essa adaptação seja dificil para mim, mas estas constantes mudanças vão-nos desgastando e depois porque ficamos sempre com aquela sensação de que nada é certo, impossibilitando fazer planos, realizar pequenos sonhos...mas isto hoje em dia não é só comigo, acontece a muitos como eu, que querem crescer profissionalmente, consquistar a sua independência, mas o mercado oferece maioritariamente empregos precários, a tempo incerto, mal pagos e acabamos por aceitar esta situação, não refilamos, conformamo-nos porque sabemos que se não formos nós, outra pessoa aceitará com agrado o lugar, porque qualquer "coisinha" hoje em dia serve, o que interessa é ganhar algum, mesmo que se trabalhe todos os dias, 10 ou mais horas por dia.


Esta indefinição que existe a nível profissional, muitas das vezes parece que também se acaba por repercutir nas relações, não é que seja causa directa, mas acho que hoje em dia há uma grande crise a todos os níveis, quer seja profissional, emocional e tudo se mistura. Um destes dias estava a ler um artigo na Visão que falava sobre a sexualidade dos portugueses e um dos pontos que me chamou à atenção foi o facto de cada vez mais os jovens não definirem as suas relações, não criarem um compromisso, por várias razões, por medo, por acharem que ainda não é altura certa para tal, porque já passaram por isso e as coisas não correram bem, ou então porque não dá efectivamente para viver junto com alguém porque não temos empregos que o permitam e numa situação de desemprego o ter de voltar novamente para casa dos pais pode ser muito complicado e frustrante. Nesse artigo mencionavam também que cada vez mais encontramos casos de amizades coloridas, alguém com quem se está de vez em quando, com quem só partilhamos as coisas boas e não precisamos de dar satisfações. Será este tipo de relação o futuro? Tem o seu lado bom, mas tem também um lado muito perverso, porque no fundo estão em causa afectos, as pessoas estão juntas porque eventualmente nutrem algum tipo de sentimento uma pela outra, mas não têm um compromisso, cada uma é livre de fazer aquilo que lhe apetecer e isso traz alguma insegurança.....lá está....fazendo aqui uma analogia...é como no trabalho, nunca sabemos o que nos pode acontecer a nível profissional, porque não criamos verdadeiras raízes, não criamos um compromisso sério o que igualmente traz insegurança...antigamente haviam casamentos para toda a vida e empregos para toda a vida....hoje em dia não...e se há, são poucos os casos...ou será que estou enganada??



Eu continuo a ter os meus sonhos, os meus objectivos, mas também conheço a realidade e vou tentando adaptar-me....mas acho que hoje em dia vivemos numa sociedade amorfa, inerte, descrente, sem convicções...que vive à deriva e não tem coragem de enfrentar mares perigosos, não tem coragem de se aventurar com medo de sofrer, porque é dificil lidar com esse sofrimento...mas será isto vida???


2 comentários:

  1. É nestas alturas de incertezas e indefinições que se aprende a dar mais valor aos pequenos prazeres da vida... as gargalhadas dos amigos ao fim de semana para descarregar as frustrações do trabalho durante a semana... um sms qualquer parvo a dizer "safei-me".... para mim, a melhor maneira de resistir a tantos "ses" é agarrar-me a estas pequenas coisas ;)

    ResponderEliminar